4 Doenças comuns na terceira idade


Segundo pesquisas, há uma tendência de o número de pessoas com mais de 60 anos dobrar até 2050. E doenças nesta idade devem ser detectadas logo no inicio. Fazer o tratamento adequado como também sua prevenção, será proporcionada à terceira idade uma qualidade de vida muito melhor.


Demência (Mal de Alzheimer)


A demência em si é caracterizada por uma perda da função do cérebro e em 65% dos casos de demência.O Mal de Alzheimer representa a forma a mais frequente em pessoas da terceira idade.


É uma doença neurodegenerativa que provoca a destruição das células nervosas associadas à memória e às funções cognitivas.


É uma doença progressiva, ou seja, vai alterando aos poucos as faculdades de compreensão e com o tempo. O paciente não consegue mais memorizar fatos recentes, reconhecer pessoas, se esquece do significado das palavras, tornando-se incapaz de fazer qualquer julgamento.

Na verdade, ainda não existe cura, mas vários estudos e pesquisas vêm sendo realizados a fim de verificar suas principais causas. Mas alguns tratamentos são indicados para retardar a progressão da doença.


Mal de Parkinson


O Mal de Parkinson atinge o sistema nervoso e vai destruindo lentamente os neurônios do cérebro ligados ao movimento. É considerada uma doença crônica que evolui ao longo dos anos.


É uma das doenças da terceira idade que deve ser diagnosticada o mais rápido possível. Fique de olho no aparecimento dos primeiros sintomas, como por exemplo, tremores e movimentos imprecisos. Assim, pode se dar início ao tratamento e minimizar suas sequelas.


Osteoporose


É uma doença que se caracteriza por uma fragilidade dos ossos decorrente de uma diminuição da densidade do osso. Com o avanço da idade, se torna uma das doenças da terceira idade mais comuns.


É muito frequente em mulheres acima dos 65 anos. Por isso, recomenda-se um exame, densitometria óssea, a fim de avaliar essa questão.


Como há uma degeneração do tecido ósseo, existe um risco maior de fratura, mais especificamente do colo do fêmur, dos punhos e da coluna vertebral.


Alguns fatores podem favorecer a osteoporose. Por exemplo, a falta de atividade física, carência de vitamina D, cálcio e proteínas, o tabagismo e o álcool. Muitos pacientes são vítimas de fraturas, dores e perda de autonomia.


Doença Cardiovascular


As doenças cardiovasculares são as causadoras de mais mortes em pacientes da terceira idade e isso em todo o mundo. Cerca de 80% de mortes estão ligadas às cardiopatias coronarianas. Ou seja, quando há uma obstrução das artérias do coração, ocasionando ataques cardíacos.

Podemos dizer que as doenças cardiovasculares se originam do mal funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.


O próprio envelhecimento natural do corpo provoca o endurecimento das artérias, ocasionando uma elevação da pressão. Pode-se dizer que o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco.

#idosos #casaderepouso #quedas #gênesis #cuidardeidosos #terceiraidade #geriatria

Em Destaque
Posts Recentes